O desmatamento na Amazônia caiu 50% no ano passado em comparação com 2022, conforme o sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados mostram, ainda, que nas unidades de conservação, a queda no desmatamento foi de quase 50%, e de quase 70%, em Terras Indígenas, no Norte do país, em comparação com o ano anterior. Em contrapartida, a devastação do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, subiu 43% no período.
Para falar sobre o assunto, a advogada e especialista em Direito Ambiental, e sócia do Lara Martins Advogados, Luciana Lara, concedeu entrevista para a Rádio Justiça.
Ouça na íntegra abaixo:
Advogada. Sócia do Lara Martins Advogados. Doutoranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa (UAL). Mestra em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Especialização em andamento em Direito Ambiental (2021). Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes (2014). Especialista em Direito Processual Civil pela Uniderp – Anhanguera LFG (2014) e especialista em Formação em Ensino à Distância pela Universidade Paulista (2018). Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012). Intercâmbio Acadêmico realizado na Universidad de Sevilla (2010).