Skip to main content

NÚCLEO AMBIENTAL.

 

Em linguagem técnica, o meio ambiente é conceituado como “a combinação de todas as coisas e fatores externos ao indivíduo ou população de indivíduos em questão. Mais precisamente, é constituído por seres bióticos e abióticos e suas relações e interações. É uma realidade complexa e marcada por múltiplas variáveis” (ÉDIS MILARÉ).

Por mais incrível que pareça, o Meio Ambiente é responsável por 80% dos casos de câncer, segundo dados do Centro de Combate ao Câncer. E durante o mês de Outubro há essa mobilização importante para o despertar da conscientização e a prevenção do Câncer de Mama. O câncer pode ter várias causas: há as causas externas, que são aquelas presentes no meio ambiente e as causas internas, como questões hormonais, condições imunológicas e mutações genéticas.

Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, e os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

Podemos mencionar alguns dos fatores que pode propiciar o aparecimento do câncer, dentre eles: o tabagismo, o alcoolismo, os hábitos alimentares, a utilização de medicamentos em excesso, a radiação solar, dentre outros.

Devemos ter atenção e os olhos voltados, principalmente para os fatores externos, que representam, percentualmente, ser o maior responsável pelo surgimento do câncer.

O cuidado, a atenção, o diagnóstico precoce são importantes para uma menor incidência do câncer de mama.

Lembrando, por fim, que esse alerta deve ser tanto para as mulheres quanto para os homens. Devemos todos, nos cuidarmos.

Se toque.