Skip to main content

LIVE Ética da advocacia nas redes sociais
Com Rafael Lara Martins e Moacyr Ribeiro.

Moacyr é Advogado e Conselheiro Seccional da OAB de Goiás.

 

Com a ascensão cada vez maior da internet na sociedade, a publicidade ganhou mais notoriedade nas redes sociais e a advocacia não poderia deixar de adequar-se a essa realidade. O espaço das mídias, geralmente utilizado para compartilhar conhecimento e suscitar discussões, não só é positiva como imprescindível para a atuação da advocacia, principalmente em início de carreira.

No último dia 15, o Colégio Nacional de Presidente de Comissões e Conselhos da Jovem Advocacia protocolizou manifestação a respeito do projeto de alteração do Provimento 94/2000, que versa sobre a publicidade na advocacia. No ofício, os jovens advogados afirmam que o Provimento está defasado e é preciso unificar as regras de interpretação das seccionais para que as regras de publicidade se tornem mais modernas, permitindo a toda advocacia uma atividade inclusiva e acessível.

Mas enquanto isso não acontece, é importante que a advocacia não confunda o uso dessa praticidade e acabem cruzando a linha entre o uso regular e a publicidade advocatícia ainda permitida nos termos do Código de Ética e Disciplina da OAB. Os profissionais precisam entender a verdadeira utilidade dos canais sociais para o exercício da advocacia, comunicação com sociedade e prospecção de clientes. As manifestações devem ser sempre feitas com discrição e moderação, ou seja, compartilhar conteúdos com fins meramente comerciais, além de não ser uma atitude ética, faz com que o advogado(a) perca o potencial que o espaço social oferece.

Enfim, o ideal é que toda publicidade advocatícia nas redes sociais seja feita de forma sóbria, discreta e moderada. Essas características devem direcionar desde a identidade visual da marca, linguagem utilizada e até o conteúdo dos posts.  O advogado pode investir em estratégias de mídias sociais, desde que as postagens tenham teor exclusivamente informativo.

Para saber mais sobre esses assuntos, reflexões e gargalos da publicidade praticada por advogados, assista a Live na íntegra pelo perfil do @moacyrribeiro

 

*A série REC, publicada às quintas-feiras, aborda temas específicos do meio jurídico, extraídos de Lives no Instagram em que os sócios advogados do Lara Martins Advogados realizam em seus perfis pessoais ou como convidados por parceiros.