Skip to main content

LIVE Como ter sucesso na audiência trabalhista.
Com Rafael Lara Martins e Geórgia Ferraz.

Geórgia é Advogada e Delegada da CAARJ/OAB-RJ.

 

As audiências são conhecidas por fazer qualquer advogado ficar com aquele frio na barriga. No caso de profissionais mais jovens, que estão ainda no início de suas carreiras, estar na presença de um juiz não é nada fácil, principalmente quando é preciso defender os direitos do cliente e encarar a parte contrária. Na Justiça do Trabalho, onde prevalece o princípio da oralidade e as coisas acontecem muito rápido, todo cuidado é pouco. Para evitar os erros mais comuns e começar com o pé direito apontando para uma carreira bem sucedida, os advogados Rafael Lara Martins e Geórgia Ferraz reuniram dicas preciosas para você se sentir cada vez mais confiante e seguro. Confira abaixo alguma delas:

– Uma das coisas mais importantes é o estudo do processo. Todo advogado precisa estudar e se inteirar bem sobre a causa antes da audiência, isso mostrará confiança e ajudará que o jovem advogado, por exemplo, se torne um profissional respeitado pelos demais. É extremamente necessário conhecer o processo em que você está trabalhando por inteiro.

– Para os advogados que queiram atuar com o Direito Trabalhista, é importante criar uma ‘’voz’’. A timidez não combina com o advogado trabalhista, entretanto, ter uma voz e argumentos firmes não quer dizer ser um advogado rude e agressivo. Lembre-se que, ao invés de aumentar o tom de sua voz, é necessário melhorar os seus argumentos. Além disso, ser cordial com os demais colegas advogados é muito importante.

– Esteja preparado para as alegações finais orais. Após a produção das provas em audiência, as partes poderão apresentar suas alegações finais de forma oral. Elas só podem ser substituídas por memoriais escritos quando a causa for muito complexa. De qualquer maneira, esteja preparado caso esse momento aconteça.

– Mantenha uma boa postura durante a audiência. Uma das dicas mais básicas, aplicável não apenas à advocacia, mas a qualquer profissão, é o respeito e a ética. Eles devem estar sempre presentes, mesmo em situações adversas. O respeito, a concentração e controle sobre a fala, gestos e ações demonstra firmeza. E em tempos de audiências online, a ética ainda deve permanecer em primeiro lugar.

 

Todas essas dicas e muito mais, você confere no vídeo completo no perfil do Instagram @oabjovem.macae