Skip to main content

Rafael Lara Martins é o grande homenageado da 24ª edição do Congresso do IGT.

Por 11/06/2018março 12th, 2021Notícias, Direito Trabalhista

Editorial.

O advogado trabalhista Rafael Lara Martins foi o grande homenageado do 24º Congresso de Direito e Processo do Trabalho, promovido pelo Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), entre os dias 6 e 8 de junho, no auditório da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego). No evento, ele foi agraciado em razão de seu histórico profissional como advogado e professor da área trabalhista, bem como por sua atuação como presidente do IGT, entre 2011 e 2015. Além disso, foi reconhecida sua busca constante do crescimento e da valorização da advocacia trabalhista.

Atualmente, Rafael Lara Martins – que é sócio nominal e gestor jurídico do escritório Lara Martins Advogados – é diretor-geral da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO). Graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), é mestrando em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas, especialista em Direito do Trabalho, Direito Civil e também em Direito Processual Civil. Ele também presidiu a Comissão das Sociedades de Advogados da OAB-GO e, desde janeiro de 2013 é conselheiro seccional da entidade, estando em sua segunda gestão como conselheiro da Ordem.

Além disso, Rafael Lara Martins já foi agraciado com diversas homenagens e comendas, como a Medalha Pedro Ludovico Teixeira (maior honraria do Poder Legislativo estadual em Goiás), diploma de honra ao mérito em quatro legislaturas da Câmara Municipal de Goiânia e, recentemente, recebeu a Comenda do Mérito Judiciário Maçônico pelo Tribunal de Justiça Maçônico do Estado de Goiás e a Medalha da Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau Comendador, do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-18).

Participaram da homenagem: a presidente do IGT, Carla Zannini, o vice-presidente do IGT e Ministro do Trabalho, Douglas Alencar, o primeiro presidente da entidade, Edson Braz, o presidente do TRT-18, desembargador Platon Teixeira de Azevedo Filho, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), Tiago Ranieri, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves de Oliveira e a superintendente da Caixa Econômica Federal em Goiás, Marise Fernandes de Araújo.

Além disso, a ex-presidente do IGT e ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, esteve presente no segundo dia do Congresso e fez questão de proferir uma fala em homenagem a Rafael Lara Martins, que foi seu sucessor na presidência da entidade. Nas edições anteriores, foram homenageados pelo IGT: o advogado José Antônio Alves de Abreu, o juiz Rodolfo Pamplona, o também magistrado Marcelo Nogueira Pedra, a advogada Maria Nivea Taveira Rocha e a já mencionada ministra Delaíde Alves Miranda Arantes.

Com o tema “Trabalho, Dignidade e Democracia: a Reforma Trabalhista no Brasil”, o evento reuniu durante os três dias alguns dos maiores estudiosos das relações de trabalho e da legislação no Brasil e no mundo. Aos participantes, foi oferecido um programa científico elaborado cuidadosamente e incluindo importantes temas relevantes no cenário atual.

História do IGT

Em 1991, um grupo de advogados trabalhistas reuniu-se para discutir o estudo do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e sentiu a necessidade de criar, em Goiás, um instituto científico e cultural, com atuação intensa nesse ramo. Foram realizadas várias reuniões até que chegaram ao consenso de criar o Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), no dia 19 de dezembro de 1991.Figuram como associados do IGT: advogados trabalhistas, membros da magistratura trabalhista, do MPT-GO, do TRT-18, dentre outros estudiosos do Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.

Atualmente, o IGT é um os principais institutos científicos de direito do trabalho do país e seu Congresso é uma grande referência nacional. Ter Rafael Lara Martins como homenageado na 24ª edição do evento é uma honra e motivo de muito orgulho a todos do Lara Martins Advogados.