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Por Rejane Albuquerque

Gestora Administrativa Financeira do Lara Martins Advogados

 

É provável que você já tenha ouvido falar que toda empresa precisa criar e trabalhar a cultura organizacional. Entretanto, poucos advogados sabem realmente o que significa, e a importância da cultura de uma organização.

Se fosse para definir a importância desse tema para as empresas, eu diria que a estratégia do seu escritório representa os tijolos, já a cultura organizacional seria a argamassa. Ou seja, para construir uma parede sólida é necessário que ambos os componentes sejam de alta qualidade e bem desenvolvidos, não é mesmo?

Se você acha que esse assunto não se encaixa nos escritórios de advocacia, sugiro que reflita sobre uma situação habitual no ambiente de trabalho: algumas pessoas são muito mais engajadas e motivadas em fazer o seu trabalho do que outras? Por que isso acontece?

Na prática, o escritório começa a preocupar-se com indicadores relacionados à cultura organizacional quando o mesmo cresce em velocidade alta. É natural que, enquanto o crescimento é acelerado, as preocupações com a produção, entregas e finanças, por exemplo, se sobrepõem à conservação da cultura.

Seja qual for a sua área, olhar para a cultura é garantir consistência no crescimento do escritório, sem perder de vista os valores que o fizeram chegar onde está e construir o caminho para ele dar os próximos passos, pois a cultura organizacional representa o lado humano. Ela é composta, essencialmente, da comunicação, em todas as suas formas, e o significado que as pessoas derivam disso, além de dizer muito sobre como os colaboradores reproduzem a cara do seu escritório para o mundo e o seu mercado de atuação.

Os escritórios que estimulam seus colaboradores a entender e vivenciar a missão, visão e valores, estão propícios a terem mais sucesso e podem contar com uma equipe apta para que, em algum momento, possa estar em contato com os clientes e parceiros.

Ademais, a rotina da advocacia é cansativa e exaustiva, tendo que lidar com muitos prazos, negociações e afins. Porém, é preciso ter consciência de que a cultura organizacional ajuda a combater quaisquer desentendimentos que possam surgir justamente nesses momentos de tensão.

Ressaltamos também que, estabelecer as diretrizes da cultura organizacional ajuda o negócio a crescer, tanto no sentido da parte estratégica, quanto no sentido das pessoas, que se sentirão cada vez mais motivadas a contribuir com o seu crescimento.

Todavia, como já demonstrado até aqui, a cultura organizacional não importa apenas em ter objetivos comuns, mas sim em saber identificar as rotinas, práticas, processos, valores, hábitos e princípios que cercam o exercício das práticas da advocacia e possam impactar em diferenciais competitivos.

Para tanto, o escritório de advocacia deve ter os seus trabalhos conduzidos e orientados pelas técnicas e ferramentas da gestão e da administração moderna. E dentre tais ferramentas se destacam as seguintes ações: Gestão e Planejamento estratégico; Gestão de pessoas; Gestão financeira; Empreendedorismo jurídico; Liderança; Networking; Atendimento ao cliente e fidelização; Marketing jurídico; Comunicação integrada; entre outras rotinas.

É importante frisar que o ambiente de um escritório é diverso de qualquer outro tipo de empresa, e deve-se avaliar sempre as ações e estratégias a serem aplicadas, mas é claro que os sócios que investem em gestão, e em um ambiente de produção fundamentados em qualidade do trabalho, tem como retorno profissionais produtivos e, consequentemente, clientes satisfeitos.