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Por Rejane Albuquerque

 

A metodologia ágil começou a ser utilizada em empresas de tecnologia que visavam transformar o padrão produtivo até então, tornando os processos mais rápidos e melhores. Hoje, diversos segmentos de mercado já são adeptos a esse formato produtivo.

O método faz parte de um modelo de gerenciamento pelo qual se procura ter menos hierarquia e mais liberdade na empresa. Pode ser simples, então, imaginar esse sistema em empresas altamente inovadoras. Contudo, você consegue vê-lo aplicado na gestão de um escritório de advocacia?

No escritório, podemos tornar a gestão mais compartilhada, alinhada, com um aumento de produtividade perceptível. Para alcançar esse grau de eficiência são necessárias reuniões periódicas, planos de metas e objetivos. Os objetivos e as metas precisam estar claras e devem, necessariamente, ter métricas quantitativas. Elas podem ser relativos ao crescimento do número de clientes, à quantidade de processos finalizados, indicadores financeiros e até feedback dos atendimentos. Os indicadores precisam estar de acordo com a visão da empresa e a gestão de escritório de advocacia, além de serem acompanhados semanalmente pelos responsáveis diretos de cada meta.

No entanto, é preciso deixar bastante claro que o propósito de uma metodologia ágil, não é reduzir o tempo total de finalização dos projetos, mas sim, entregar valor mais rapidamente ao cliente. Por isso, a gestão ágil de projetos inclui a criação de ciclos curtos de desenvolvimento, com a entrega de algo ao término de cada um deles. Desse modo, ao invés de esperar pela finalização de um projeto para apresentar os resultados, é possível acompanhar a sua evolução de acordo com cada etapa concluída.

De acordo com um dos mais importantes relatórios anuais da área, alguns dos benefícios do uso de metodologias ágeis são:

  • Gerir mudanças de prioridades.
  • Alinhamento entre núcleos do escritório.
  • Motivação.
  • Gestão de equipe.
  • Redução de risco.
  • Previsibilidade

Esses são apenas alguns dos benefícios do uso de metodologias ágeis. Muitos métodos ágeis deixarão claro onde está o gargalo do processo, o que está funcionando corretamente e o que não está. Os benefícios se transformam em produtividade e retorna a garantia a clientes e equipe.

Para o cliente o retorno é automático em cima do investimento, melhor qualidade na prestação de serviço, mais transparência na situação do processo e maior flexibilidade em caso de necessidade de aplicar mudanças. Já para a equipe, mais autonomia e clareza das etapas, escopo, objetivos e prioridades.

Existem diversos tipos de metodologias a serem aplicadas a fim de melhorar a rotina na advocacia: SCRUM, KANBAN, PROGRAMA EXTREMA (XP), LEAN STARTUP, dentre outros.

Cada um desses métodos tem formatos e objetivos diferentes. Alguns são recomendados para a gestão mais ampla do projeto, outros servem para extrair métricas de produtividade do time e do andamento das atividades. Outros possuem práticas para a entrega de software de qualidade. E outros visam contribuir para uma melhor conexão com as áreas do escritório e de tecnologia. Por isso, a solução não é apenas pegar e aplicar um método em sua completude, mas entender o método mais adequado para os problemas que é preciso resolver diante dos os objetivos que se pretende alcançar.

Não basta usar um processo ou metodologia rigidamente, e como padrão para toda a organização. As metodologias ágeis são justamente para sanar problemas como a falta de adaptação e flexibilidade, o que não quer dizer, fazer o quê, quando e como der. Falta de processo, ou padrão, é sinônimo de caos. Agilidade é ter processos, padrões, ferramentas e tecnologias e utilizá-los de forma estratégica para entregar o melhor resultado para o negócio.

Entenda o seu problemas, depois, decida o método a ser aplicado!