Declaração deve ser entregue até as 23h59; a expectativa é receber 46,2 milhões de documentos
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira (30). Quem deixou para a última hora deve enviar o documento a tempo e corrigir qualquer erro ou falta de documentação depois. Além disso, é possível fazer uma declaração básica em menos de 10 minutos.
Aqueles que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 precisam entregar a declaração. O contribuinte que não cumprir o prazo deverá pagar multa de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
“Quem ainda não declarou o IR 2025 deve priorizar o envio, mesmo que incompleto. O mais importante é evitar a multa por atraso. Caso perceba erros ou omissões, o contribuinte pode corrigir depois com uma declaração retificadora, sem penalidades, desde que não esteja sob fiscalização”, explica Guilherme Di Ferreira, advogado tributarista.
Segundo ele, o contribuinte vai gastar menos de 10 minutos se utilizar a declaração pré-preenchida, para não perder tempo.
“A declaração pré-preenchida no site ou aplicativo da Receita já traz dados de rendimentos, informes bancários e médicos. Basta revisar e, se estiver tudo certo, transmitir. Se algo estiver faltando, é melhor corrigir depois do que entregar fora do prazo”, acrescenta Di Ferreira, que também é responsável pela área Tributária no Lara Martins Advogados.
A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações até o último minuto desta data final. Por isso, Richard Domingo, diretor-executivo da Confirp Contabilidade, orienta a não esperar até os últimos minutos.
Responsável pela área Tributária no Lara Martins Advogados, Pós graduando em Direito Tributário Aplicado pela BSSP, Diretor Adjunto da Comissão de Direito Tributário da OAB/GO


