LIVE Ética da advocacia nas redes sociais
Com Rafael Lara Martins e Moacyr Ribeiro.
Moacyr é Advogado e Conselheiro Seccional da OAB de Goiás.
Com a ascensão cada vez maior da internet na sociedade, a publicidade ganhou mais notoriedade nas redes sociais e a advocacia não poderia deixar de adequar-se a essa realidade. O espaço das mídias, geralmente utilizado para compartilhar conhecimento e suscitar discussões, não só é positiva como imprescindível para a atuação da advocacia, principalmente em início de carreira.
No último dia 15, o Colégio Nacional de Presidente de Comissões e Conselhos da Jovem Advocacia protocolizou manifestação a respeito do projeto de alteração do Provimento 94/2000, que versa sobre a publicidade na advocacia. No ofício, os jovens advogados afirmam que o Provimento está defasado e é preciso unificar as regras de interpretação das seccionais para que as regras de publicidade se tornem mais modernas, permitindo a toda advocacia uma atividade inclusiva e acessível.
Mas enquanto isso não acontece, é importante que a advocacia não confunda o uso dessa praticidade e acabem cruzando a linha entre o uso regular e a publicidade advocatícia ainda permitida nos termos do Código de Ética e Disciplina da OAB. Os profissionais precisam entender a verdadeira utilidade dos canais sociais para o exercício da advocacia, comunicação com sociedade e prospecção de clientes. As manifestações devem ser sempre feitas com discrição e moderação, ou seja, compartilhar conteúdos com fins meramente comerciais, além de não ser uma atitude ética, faz com que o advogado(a) perca o potencial que o espaço social oferece.
Enfim, o ideal é que toda publicidade advocatícia nas redes sociais seja feita de forma sóbria, discreta e moderada. Essas características devem direcionar desde a identidade visual da marca, linguagem utilizada e até o conteúdo dos posts. O advogado pode investir em estratégias de mídias sociais, desde que as postagens tenham teor exclusivamente informativo.
Para saber mais sobre esses assuntos, reflexões e gargalos da publicidade praticada por advogados, assista a Live na íntegra pelo perfil do @moacyrribeiro
*A série REC, publicada às quintas-feiras, aborda temas específicos do meio jurídico, extraídos de Lives no Instagram em que os sócios advogados do Lara Martins Advogados realizam em seus perfis pessoais ou como convidados por parceiros.
Escritório de advocacia multidisciplinar com soluções jurídicas personalizadas para empresas e pessoas. A excelência é a nossa especialidade. Unidades em Goiânia, Rio Verde (GO) e São Paulo (SP). Brasil.