Editorial Lara Martins Advogados.
Mais um ano se inicia e o cenário que se apresenta é de mudanças. Muitas expectativas e sentimentos contraditório tomam a sociedade nesse momento. Um país dividido, mas com otimismo econômico, se apresenta pronto para um ano que promete ser “longo”. O que pode se dizer é que não basta esperar, o importante é se preparar para esse ano que já pode ser considerado histórico!
A última grande mudança na legislação pátria foi a Reforma Trabalhista, que ainda está sendo adaptada e adequada diante dos julgamentos dos tribunais. Talvez ter passado por essa grande reforma de modo individual colabore com as demais que possam vir juntas, reforma previdenciária, tributária, sindical e política. São as quatro reformas que se tornaram mais do que uma opção, uma verdadeira necessidade para o caminhar do país.
Quando e como essas reformas vão acontecer, é impossível prever e, por isso, desde o início a certeza de que somente “o esperar” não é suficiente. Em intensidades, diversas toda e qualquer reforma afeta os cidadãos de um país. Novas regras, novos desafios e uma quantidade enorme de energia e atenção concentradas em acertar os próximos passos.
Todos os assuntos que envolvem o poder judiciário e todos aqueles que irão precisar dele ou buscam justamente o contrário – evitar litígios – vão precisar redobrar a atenção e os cuidados. Entramos em uma fase que a cautela e a preparação garantirão uma redução de riscos.
Lidar com o imprevisível torna a jornada mais difícil, mas também prepara aqueles que navegam para as adversidades, fazendo necessário redobrar a segurança. Por outro lado, mais vale a imprevisibilidade do barco que navega do que a estagnação da embarcação que permanece ancorada e estática. Navegar é, mais do que nunca, preciso!
De modo prático contar com o suporte de bons profissionais não é mais uma opção, é imprescindível para a compreensão e prevenção de riscos. Só que a definição de “bons” é que também seja algo modificado pela conjuntura. Não basta apenas a boa capacidade técnica, serão necessárias várias aptidões combinadas a capacidade de conexão com mundo para que boas avaliações sobre os problemas imediatos e os futuros. Precisamos todos contar com pessoas e empresas cada vez mais multidisciplinares!
Realizar diagnósticos internos verificando quais lacunas podem ser sanadas e antecipar quais seriam os impactos em caso de mudanças, com certeza é um bom começo. O mundo está cada vez mais competitivo, e isso não é nenhuma novidade, o que tem causado surpresa sem dúvida alguma é a velocidade com que isso acontece.
Se já sofremos com a velocidade com que todos os fatos e notícias chegam até nós diariamente, essa é uma tendência que aparentemente não terá volta e se tiver ainda vai demorar muito para que recue. Em meio a esse fluxo o foco no que de fato pode solucionar o que realmente trará benefícios é uma dos grandes diferenciais a serem buscados.
A máxima de que um bom planejamento é primordial para o sucesso de qualquer empreitada continua valendo com acréscimo de que, sem uma boa execução, o planejamento cai por terra. Na verdade é preciso até frisar que em meio a quantidade de informações e acontecimentos do dia a dia, a execução tem se tornado um bem de primeira necessidade.
Por tudo isso, o planejamento e a tomada de decisões baseadas em fundamentos sólidos é necessário e urgente, é algo que não pode ser deixado pra depois, prevenção e preparo são necessários e no Brasil da atualidade, ninguém pode deixar isso pra depois, desde ao empresário ao jovem que busca o primeiro emprego, todos estamos no momento de nos preparar e executar.
Escritório de advocacia multidisciplinar com soluções jurídicas personalizadas para empresas e pessoas. A excelência é a nossa especialidade. Unidades em Goiânia, Rio Verde (GO) e São Paulo (SP). Brasil.