Skip to main content

Por Rejane Albuquerque

Gestora administrativa Lara Martins Advogados.

 

Respeitando a boa técnica, há três tipos de honorários advocatícios: contratuais, de sucumbência e os arbitrados. Vamos falar sobre os honorários acordados entre advogados e clientes, os honorários convencionais, os contratuais.

Para ganhar dinheiro, você não precisa necessariamente obter lucro em cada serviço prestado e sim no pacote de serviços oferecidos. Para isso, é essencial o uso de ferramentas de gestão financeira, com destaque o ponto de equilíbrio.

O ponto de equilíbrio, indica o nível da valorização dos honorários contratados no qual o escritório recupera todos os seus custos fixos. Visto por outro ângulo, é o nível de contratação em que o resultado é nulo. Acima deste marco, o escritório ingressa na área de lucro, com ressalva de que os custos variáveis continuarão a existir. O nome pode até assustar um profissional recém-formado, mas o ponto de equilíbrio é o exato ponto em que não há prejuízo e nem lucro.

Analisar esse indicador, mostrará quantos processos judiciais ou quantos pareceres consultivos a banca deve ter por mês para quitar todas as suas obrigações. No mínimo, o ponto de equilíbrio vai ajudá-lo a determinar o momento em que seu negócio começará a dar lucro e serve de base para a precificação dos honorários, conforme o valor agregado da sinergia e do volume de serviço, entre outros fatores.

Temos o ponto de equilíbrio contábil, o mais utilizado e mais simples. Nele, divide-se o valor do custos e despesas pela margem de contribuição. O resultado é a receita necessária para igualar os gastos. Tem gestores financeiros que levam em conta a depreciação, fator ignorado no ponto de equilíbrio financeiro, porque o que importa são os gastos que representam um desembolso de dinheiro do caixa.

A análise do ponto de equilíbrio não é a única ferramenta de gestão e não deve ser analisada sem considerar outros fatores. Cada banca deve identificar os indicadores que representam de forma adequada os seus objetivos e necessidades. Este ponto é importante para não se gastar esforços desnecessários medindo resultados irrelevantes para os objetivos estipulados.

Os indicadores podem direcionar as atividades que necessitam de uma readequação para serem eficazes para melhorar a eficiência e os resultados financeiros. De forma bem objetiva: o ponto de equilíbrio é fundamental para que o empreendedor entenda se um negócio terá lucro ou prejuízo. Além disso, permite que você visualize de forma simples e rápida o estado atual, em tempo real, do escritório.

Desse modo, é possível reajustar o planejamento financeiro ou estratégico de forma dinâmica, caso necessário. A lógica mostra que, quanto mais baixo for o indicador, menos arriscado é o negócio. E quanto menor for o ponto de equilíbrio, mais o escritório possui os seus custos relacionados à operação (custos variáveis) do que a manutenção (custos fixos), ficando mais competitiva e com melhor rentabilidade frente aos seus concorrentes.