Skip to main content

Por Camila Santana e Thays Silva

Controllers Jurídicas / Lara Martins Advogados

 

Não é novidade para ninguém que a pandemia trouxe muitas inovações e, principalmente, mudanças nas relações de trabalho. O que antes era realizado por uma pequena parcela da população, tomou dimensões imensuráveis, a modalidade de teletrabalho. A utilização dessa modalidade de trabalho foi aplicada também à advocacia e, com isso, veio uma preocupação: controle das atividades executadas, que é o cerne da controladoria.

Vamos primeiramente trazer uma abordagem de o que é a Controladoria Jurídica, e qual sua importância para um escritório?

A controladoria jurídica dá suporte ao setor técnico, interagindo diretamente com os demais departamentos jurídicos do escritório. Ligando-se, efetivamente às atividades jurídicas administrativas, é a grande responsável pela manutenção e qualidade de serviço jurídicos que viabiliza maior produtividade, garantindo segurança, qualidade nas informações, além de agilizar os procedimentos internos acarretando assim a excelência na entrega de resultados.

Como controlar as atividades executadas na modalidade de trabalho remoto?

O trabalho remoto, segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, é a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo (art. 75-B, CLT). Portanto, atualmente, segundo a Agência Brasil[1] cerca de 84,8% dos trabalhadores formais optaram por essa modalidade de trabalho.

A advocacia abraçou essa modalidade e muitos escritórios optaram por permitir que seus colaboradores, advogados associados e demais integrantes, pudessem trabalhar em Home Office.

Existe, ainda, uma outra questão: como controlar as atividades executadas remotamente? Para responder essa pergunta, alguns pontos podem ser elencados.

  1. Uso de um sistema e qualidade na execução do serviço

Um dos objetivos da controladoria é auxiliar os advogados em suas demandas, mas quem auxilia a controladoria? Nesse caso, a controladoria é auxiliada pelo uso de sistemas que fazem inclusão de compromissos, prazos e lançamentos de publicações na agenda do advogado.

Assim, a quantificação dessas atividades em geral exercidas, pode ser mensurada através do uso e preenchimento adequado de um bom software jurídico, obtendo grande êxito no controle geral das atividades executadas por meio de um bom e correto uso do sistema.

A qualidade, a produtividade e agilidade também são fatores primordiais da controladoria jurídica, pois, está ligado diretamente ao cumprimento efetivo das atividades atribuídas pelo controller jurídico, que é o nome dado ao profissional atuante na controladoria.

Essas tarefas, abrangem também os compromissos internos além dos prazos processuais. Afinal, o objetivo não está ligado somente aos prazos processuais, mas também aos prazos internos que, se não realizados, não alcançarão a qualidade na prestação do serviço.

  1. Confiança

A confiança se dá pela transparência entre empregado e empregador desde o momento da contratação, e ao longo do tempo estabelecido propiciando um bom clima organizacional.

É preciso contar com o comprometimento dos componentes do time e criar uma relação de confiança, que em conjunto viabilizarão a entrega dos trabalhos.

  1. Organização

Outro pilar fundamental da controladoria jurídica para controle das atividades efetuadas é a organização. Ela abrange alguns dos seguintes pontos:

  1. Prioridades nas tarefas a serem executadas;
  2. Cumprir as atividades pré estabelecidas;
  3. Objetividade na execução das atividades;
  4. Evitar distrações em ambientes de teletrabalho

E para finalizar, conforme Pitágoras: “com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito” e o teletrabalho ou “home office” deixa de ser um desafio para se tornar uma oportunidade.

[1] BRASIL, Cristina Indio do. Número de Trabalhadores em home office diminui em novembro de 2020, Agência Brasil. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-02/numero-de-trabalhadores-em-home-office-diminuiu-em-novembro-de-2020 >. Acessado em 29 de junho de 2021.